Escadas: o que ninguém ainda te contou
- Clara Franzina
- 26 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
Uma escada pode ser a peça de destaque da sua casa, ela pode ornamentar ou desvalorizar, pode ser convidativa ou uma barreira para o outro pavimento, pode ter a função social ou de serviço etc.
Quando se tem mais de um pavimento, a escada é uma ótima alternativa, mas se não houver a atenção adequada pode prejudicar toda a logística da casa ou até o lucro do empreendimento. Pois, existem escolhas que inconscientemente vão gerar perspectivas diferentes à quem vai usar o espaço. Por exemplo, uma escada escondida, fechada nas laterais e estreita passa a ideia de acesso restrito, já uma escada larga e em destaque, passa uma sensação mais convidativa.


Vale lembrar que mesmo que a escada seja apenas para dar acesso à parte íntima da casa e você não queira criar uma atmosfera convidativa para outras pessoas subirem, ela pode sim ser bem trabalhada e elegante. É possível trabalhar com a iluminação, com os revestimentos ou com o formato da escada.
No caso de uma escada para uma loja em que o cliente tenha acesso ao piso superior, ao contrário do exemplo citado anteriormente, a gente quer convidar o cliente a usar a escada, de forma quase intuitiva para que ele tenha acesso aos demais produtos. Desta forma, como se trata de um maior público, a escada precisa ser bem visível, acessível e atrativa. Aí ao projetar vamos trabalhar elementos como cores, materiais, largura da escada, tudo para inconscientemente o cliente perceber que ele pode, e deve, ter acesso ao outro piso.
Como no exemplo da loja Ferramentas Gerais (abaixo), em que a escada foi posicionada estrategicamente, é larga, visível além de se destacar pelas cores. Ao contrário da foto ao lado em que não sugere por si só que o cliente deva utilizá-la, por passar a imagem de acesso restrito a funcionários.


Então, depois de sabermos que cada escolha em uma escada pode interferir em diferentes aspectos e que é fundamental saber o propósito e a imagem que se quer passar para evitar passar uma imagem indesejada, vamos ver alguns belos designs de escada e seus possíveis efeitos?





Diante do apanhado geral sobre o conceito da escada no projeto arquitônico atrelado ao seu design, é possível observar ainda inúmeros outros itens dentro deste contexto. Ou seja, da mesma forma que a roupa que você usa gera percepção e mostra sua intenção e/ou objetivo, uma escada ou outro elemento na sua loja ou residência precisa aproveitar dessa estratégia para passar a imagem que você precisa e sonha.
Agora gostaria de saber de você, fez sentido? Você já havia observado o que pode estar por trás de deteminadas elementos na hora de escolher sua escada? Coloque nos comentários.
Sobre a autora:
Clara Franzina, arquiteta especialista em iluminação, empreendedora e, agora redatora 😄
Adora contemplar paisagens naturais e modificadas pelo homem 🏛️
Possui admiração por pinturas impressionistas e fotografias 📸
Muito legal