top of page

Arquitetura: onde o design encontra a engenharia

  • Foto do escritor: Clara Franzina
    Clara Franzina
  • 15 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun. de 2022


ree
Vão para garagem. Projeto: Cerrado Arquitetura.
Algumas vezes quando falamos para o cliente sobre a necessidade de elaboração do projeto estrutural além do arquitetônico ele fica bastante incomodado. E aqui eu quero falar um pouco sobre as vantagens dos projetos de engenharia.

Cada um no seu quadrado

Antes de tudo gostaria de em poucas palavras diferenciar os projetos de arquitetura e engenharia. Eu costumo brincar que o projeto arquitetônico é a criação, que organiza os espaços internos, os fluxos, as áreas dos ambientes etc. e a engenharia precisa fazer ficar de pé. É uma forma um pouco grosseira de falar, mas entenda, no projeto arquitetônico já existe a predefinição da estrutura. O profissional da arquitetura precisa antes mesmo de criar ou junto com a criação definir qual sistema estrutural solucionará as aberturas e os vãos [espaços sem pilares]. E depois do projeto arquitetônico finalizado, a engenharia entra com o seu projeto específico de fundações e estruturas com as definições e quantitativo de materiais. É importante que o arquiteto tenha um mínimo de conhecimento estrutural para alinhar seus desejos às possibilidades físicas do material estrutural escolhido, como aço, concreto armado, por exemplo.


Arquitetura e Engenharia


ree
Foi tirado partido dos pilares, mas ainda deixando grandes vãos. Projeto: Cerrado Arquitetura.

As construções com grandes vãos livres [espaços sem pilares] chamam bastante atenção da maioria das pessoas não apenas por questões estéticas, mas também por dar maior liberdade de organização dos espaços. Ninguém quer uma sala grande ou uma larga área de lazer com pilares dividindo o espaço. Não é mesmo?

Além disso, como para tudo nessa vida, existe profissional de engenharia que não é especializado em estruturar grandes vãos e por isso, não vai indicar, mas a realidade na prática é que tudo é possível. Mas calma! O que quero dizer é que grandes vão exigem um maior investimento em materiais e técnicas. Por exemplo, o comum e corriqueiro concreto armado dificilmente vai ser o mais indicado para vencer grandes aberturas, serão soluções um pouco mais onerosas, como o aço ou o concreto protendido.


ree
Grande vão permite integração entre área gourmet e cozinha. Além da porta de correr abrir toda a lateral (da sala de estar, sala de jantar até à cozinha).

E ainda é possível fazer uma mescla entre estruturas, com a finalidade de economizar, como usar do sistema estrutural mais popular em toda a construção e apenas no local específico desse espaço livre usar da técnica mais onerosa.

Outra solução legal que pode ser usada no projeto arquitetônico é tirar proveito da linguagem estrutural escolhida para criar a estética. Um bom exemplo disso é usar os pilares, além da finalidade estrutural, para embutir tubo de queda de calha, por exemplo, dentre outras coisas.

O importante é lembrar que um bom arquiteto vai te indicar também que faça os projetos de engenharia e vice-versa. E o arquiteto vai conseguir entregar projetos com grandes aberturas sabendo quais materiais e soluções estruturais ele quer que sejam usados pelo engenheiro, é uma via de mão dupla.


Referência

DIAS, Ricardo Henrique. Sistemas estruturais para grandes vãos em pisos e a influência na concepção arquitetônica. Arquitextos. vol.044.05 ano 04, jan. 2004. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.044/622 Acesso em 21 de abril de 2022.


Sobre a autora:

ree

Clara Franzina, arquiteta especialista em iluminação, empreendedora e, agora redatora 😄

Adora contemplar paisagens naturais e modificadas pelo homem 🏛️

Possui admiração por pinturas impressionistas e fotografias 📸

Comentários


bottom of page