top of page

Conforto e iluminação andam de mão dadas

  • Foto do escritor: Clara Franzina
    Clara Franzina
  • 20 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun. de 2022


ree
Escritório da Residência Acássia, Projeto Cerrado Arquitetura.
Chegar em casa, depois de um dia longo de serviço e não ter um espaço aconchegante te esperando é frustante. Mas, você sabia que a iluminação tem responsabidade direta nesta sensação de conforto?

Estudos mostram que o corpo humano tem sua produção hormonal ativada pela luz do sol. Observe que a luz do sol varia em tonalidade e intensidade no decorrer do dia e sempre nos mesmos horários, claro. Nós chamamos isto de ciclo circadiano, e como podemos ver abaixo, ao longo do dia nós estamos mais aptos para diferentes atividades em determinados horários.


ree

Entretanto, se o a luz do dia é dinâmica, a luz artificial, ao contrário, é fixa. Sempre a mesma tonalidade e intensidade, desde a hora que acordamos até a hora que vamos para a cama. E, você já deve ter percebido que nós precisamos da luz certa e tempo adequado para cada categoria de atividades, ou seja, a luz é o temporizador mais importante para nosso relógio interno.


ree

Indo um pouco mais fundo nesta questão, existe norma técnica [NBRISO_CIE8995] determinando a quantidade de luz [ou iluminância] para cada ambiente de trabalho e, em função da atividade exercida pode ser indicado usar o tom mais frio ou o mais quente. Na prática, locais que exigem mais atenção, energia e concentração, como fábricas, escritórios e hospitais por exemplo, o indicado é luz branca nos tons entre neutro a frio mais intensas. Já para locais de relaxamento, como restaurantes, recepção e residências, por exemplo, o ideal é luz branca quente e menos intensa.

Veja no exemplo abaixo, uma sala comparada à um escritório, a qual, por ser um local de descanso, naturalmente precisa ser mais aconchegante e, observe que a tonalidade da luz é mais quente e menos intensa. Ao contrário do escritório, que exige atenção e energia ao longo do expediente, precisa de uma iluminação estimulante.


ree
Sala com iluminação branca quente. Projeto Apt 905
ree
Escritório com iluminação branca fria.
Sabendo agora que a iluminação residencial precisa ser relaxante, para dar continuidade à luz mais quente do pôr do sol e nos preparar para dormir, subentende –se que o excesso de luz fria e forte pode prejudicar nosso metabolismo o estimulando no momento errado. Mas, como fazer essa adequação na nossa casa?

Para um ambiente ficar aconchegante a iluminação tem papel muito importante e, além do tom quente é importante usar menos luz de foco e mais luz homogênea através da luz indireta. Mas, é bom lembrar que cada casa tem uma rotina e necessidades diferentes, as vezes alguém trabalha em casa e tem um estúdio de gravação ou usa a cozinha profissionalmente ou simplesmente tem pouca iluminação natural durante o dia, por exemplo. Com isso, o projeto luminotécnico é a melhor opção. Pois, depois de conhecer as necessidades e usos dos ambientes, a arquiteta vai poder apresentar as soluções mais adequadas.


Fonte:

Human Centric Lighting. Lighting Europe. Disponível em: https://www.lightingeurope.org/value-of-lighting. Acesso em 20 de abril de 2022.


Sobre a autora:

ree

Clara Franzina, arquiteta especialista em iluminação, empreendedora e, agora redatora 😄

Adora contemplar paisagens naturais e modificadas pelo homem 🏛️

Possui admiração por pinturas impressionistas e fotografias 📸


Comentários


bottom of page